quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Biblioteca Escolar hiperligada: percursos da hiperconexão

Entre outros documentos disponibilizados na plataforma de aprendizagem online, merece um especial destaque a publicação de Michael Sthephens intitulada “The hyperlinked school library: engage, explore, celebrate”, ou seja, em tradução livre “A biblioteca escolar hiperligada: envolva, explore, celebre”.

Publicada sob os auspícios da Associação de Bibliotecas Escolares Australianas, em memória da bibliotecária Laurel Anne Clyde, a comunicação do autor incide sobre uma série de problemas inerentes ao novo paradigma emergente, das redes sociais e ao modo como é vivenciado pela juventude uma nova forma de viver o mundo contemporâneo.

As premissas do argumento fundamentam-se nas mudanças decorrentes da utilização da Internet, no emprego e  na escola entre os estudantes. As tecnologias emergentes permitiram explorações e implicações associadas à Web 2.0 conforme concluem estudos sobre os espaços hiperconectados: Facebook, comunidades de multi-utilizadores do Wordpress e vários outros media sociais.

Estas novas tendências colocam novos desafios às aptidões do Professor Bibliotecário, relacionadas com a importância do blogue como um novo medium, com o objetivo de expandir os novos utensílios/ferramentas para melhorar a aprendizagem. Ir ao encontro das novas atitudes/comportamentos da “geração Google” implica compreender o modo como:

·         utilizam a Web social;

·         escrevem nos novos ambientes digitais;

·         aprendem diferentemente;

·         integram a tecnologia nas suas vidas;

·         vivem num mundo marcadamente diferente.

Os resultados de entrevistas a 800 jovens americanos, realizados por uma equipa da Universidade da Califórnia apontam para:

- as alterações das novas formas dos media e as consequências sobre a aprendizagem e socialização dos jovens na relação com os educadores, pais e decisores políticos;

- estar atento às instituições de educação, na agregação de novos talentos e até mesmo com a participação orientada de novos parceiros;

- a necessidade de as instituições educativas acompanharem as mudanças introduzidas pelos media digitais.

O ambiente colocado pelas novas realidades digitais dos jovens implica compreender as literacias digitais.

Nesse novo contexto, defende-se a exploração de novas ferramentas emergentes para ampliar o papel das bibliotecas escolares, através do blogue como um medium de grande efeito, estendendo as possibilidades de wikis, da conversação baseada na Web, do Flickr, Twitter, Skype, mundos virtuais e outros. A utilização do blogue para incentivar a escrita dos estudantes e a criação de uma comunidade virtual de multi-utilizadores, através do Wordpress é sugerida como uma forma de motivar para uma participação alargada.

Acrescentam-se como utensílios digitais as seguintes aplicações/programas:

  • aplicações livres como o Audacity para gravar e editar podcasts;
  • recorrer a uma câmera digital para desenvolver aptidões visuais;
  • expandir a criatividade com breves segmentos de vídeo, com camcorders de baixo custo;
  • utilizar o Skype para ligar uma turma ao mundo;
  • criar uma rede social da escola com o Ning.

Tais ideias trazem a tecnologia para a escola, explorando a ideia de que com um simples médium, se podem expandir módulos de aprendizagem digital.

Alguns dos tópicos-chave das caraterísiticas para criar uma experiência de aprendizagem no século XXI, como professor/bibliotecário/especialista dos média, tendo em atenção a relação com os interesses dos alunos são os seguintes:

Curiosidade                                                                           Quebrar barreiras

Exploração                                                                             Usar a evidência

Transparência e abertura                                                     Ser seletivo

Criatividade                                                                          Estar preparado para falhar

Flexibilidade                                                                          Não ter medo de mudar

Jogar=aprender                                                                    Ser persistente

A celebração destas novas tendências seria concretizada no papel que as bibliotecas escolares, públicas e universitárias representariam, através de uma rede conectada pelos espaços colaborativos e online, da Web, formando um apoio e serviço permanente, acompanhando o crescimento dos estudantes.
 

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