Numa breve digressão pelo Twitter deparei-me com um sítio canadiano, da autoria de Med Kharbach, intitulado Tecnologia Educacional e Aprendizagem Móvel, onde é disponibilizada uma grande e variada lista de recursos e respetivas hiperligações e ferramentas web, destinada a professores e educadores, que me pareceu digna de partilha.
O texto introdutório destaca a necessidade de avaliar o impacto das tecnologias no mundo, na sociedade e na educação, na transição do século XX para o século XXI.
O facto de os estudantes dedicarem mais tempo no manuseamento de dispositivos móveis e em convívio e aprendizagem multitarefa é realçado, em detrimento das relações presenciais, que por vezes estabelecem com familiares, colegas ou amigos.
Apontam-se alguns aspetos menos positivos desta exposição às novas tecnologias: a falta de concetração, distração, excesso de estímulo visual, roubo de identidade, falta de real socialização, questões de privacidade.
Porém, o outro lado do comportamento e do fenómeno evidencia outros aspetos estruturantes da interação social e do ensino-aprendizagem: comunicação, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, criatividade e invenção, conhecimento e consciência global, literacia da informação e tecnológica, auto-direção.
Esta nova percepção, correspondente a um novo paradigma, requer provavelmente, uma transformação do currículo escolar que vá ao encontro de novas atividades de aprendizagem.
Aqui ficam alguns apontadores de partilha, a suscitar uma exploração e aplicação mais detalhada, na mensagem designada - 33 aptidões/competências digitais que deveria ter o Professor do século XXI:
- Criar e editar audio digital
- Utilizar marcadores sociais para partilhar recursos com e entre aprendentes
- Utilizar blogs e wikis para criar plataformas online para estudantes
- Explorar imagens digitais para utilização na sala de aula
- Utilizar conteúdo de vídeo para motivar os estudantes
- Usar infografia para estimular visulamente os estudantes
- Utilizar sítios de redes sociaispara se conectar com colegas e crescer profissionalmente
- Criar e disponibilizar apresentações assíncronas e sessões de treino
- Compilar um e-portefólio para o seu próprio desenvolvimento
- Ter conhecimento sobre segurança online
- Ser capaz de detetar trabalhos plagiados pelos alunos
- Criar vídeos de captura de écrã/tela e tutoriais
- Conceber conteúdo web curador para aprendizagem na sala de aula
- Utilizar e disponibilizar instrumentos de gestão de tarefas para os alunos organizarem o seu trabalho e planear a sua aprendizagem
- Usar software de votação para criar um levantamento em tempo real na sala de aula
- Compreender as questões relacionadas com direitos de autor e o uso justo de materiais online
- Explorar jogos de computador para fins pedagógicos
- Usar ferramentas digitais de avaliação para criar quizzes
- Utilizar ferramentas colaborativas para a construção e edição de texto
- Encontar e avaliar conteúdo genuíno baseado na Web
- Utilizar dispositivos móveis como tablets
- Identificar recursos online seguros para os alunos
- Utilizar ferramentas digitais para fins de gestão do tempo
- Aprender sobre diferentes caminhos para usar o YouTube na saula de aula
- Utilizar ferramentas de tomar notas para partilhar conteúdos interessantes com os seus alunos
- Anotar páginas Web e excertos de de destaque do texto, para partilhar com a sua turma
- Utilizar organizadores gráficos online e documentos imprimíveis
- Usar notas online para capturar ideias interessantes
- Utilizar ferramentas para criar e partilhar tutoriais
- Usar ferramentas de mensagem de texto para o trabalho de projeto colaborativo
- Conduzir uma consulta de busca eficaz no mínimo de tempo possível
- Conduzir um trabalho de investigação usando ferramentas digitais
- Utilizar instrumentos de partilha de ficheiros para partilhar documentos e ficheiros com os estudantes online.
Fonte:
http://www.educatorstechnology.com/2012/06/33-digital-skills-every-21st-century.html
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